sexta-feira, 1 de junho de 2012

Maratona de Ensaios

É a primeira vez que gravo um CD onde participo de todo o processo, desde sua pré-produção, escolha de repertório, criação de arranjos, ensaios e produção geral. Tudo é muito novo e desafiador!

Estamos no final dos ensaios para gravação do CD. A partir da semana que vem, começamos a gravar voz e as bases dos instrumentos, violão baixo e bateria. Depois da base gravada, começaremos a gravar o piano, os sopros, percussão, acordeon e demais vozes.

Os ensaios começaram em março, no início só comigo e com o diretor musical Leandro Brenner. Nos encontramos algumas vezes para buscar referências musicais que nos conduziriam à criação dos arranjos. Como o CD é eclético e contém músicas dos mais variados estilos brasileiros, a seleção de referências ficou vasta! No meu MP3 tinha todos os tipos de músicos brasileiros que se possa imaginar: Bete Carvalho, Cazuza, Orquestra Rumpilezz, Djavan, Lenine, Elza Soares, Baden Powell, Pixinguinha, Noel Rosa, Tetê Espindola, João Gilberto, Nação Zumbi, Ivan Vilela, Elba Ramalho, Mariana Aydar, nossa! Muita música mesmo! Uma viagem pela MPB!


Definidos os arranjos, Leandro Brenner deu início à direção musical dos ensaios com a banda. Começamos a nos encontrar semanalmente para rascunharmos as primeiras músicas: De Casa, Primeiro samba, Saci e Você me escolheu. Aos poucos a banda foi se entrosando e a "cara" das músicas começaram a aparecer! Foi uma emoção ver a cada dia um pedacinho das músicas nascendo e tomando forma. Confesso que nos primeiros dois ensaios saí do estúdio de cabelo em pé! Achei que não fôssemos conseguir criar uma unidade, aquilo não iria dar caldo! Mas com o tempo fui vendo que gerar uma música requer comunhão entre os integrantes da banda e essa comunhão musical precisa passar por etapas até se concretizar. Primeiro, a definição da forma da música. Depois, a repetição para que cada instrumento se enquadre certinho no arranjo e, por último, a ginga que vai levar à troca mais solta e ao surgimento de detalhes que darão vida à composição!

Para mim, o mais trabalhoso foi conseguir me desligar das versões originais das canções e criar meu próprio estilo vocal em cada uma delas. Com o auxílio da fonoaudióloga e preparadora vocal Mônica Montenegro, que já me acompanha há 10 anos no meu trabalho de cantora e atriz, comecei um processo de análise de cada canção. Fui descobrindo uma voz para cada música, procurando espaços sonoros, timbres e interpretações específicas para cada composição. Como atriz, este trabalho de personalizar a música como se fosse cantada por um personagem é uma prática que me leva longe na criatividade. Fico imaginando quem é a pessoa que canta a canção, qual a emoção de cada mensagem que ela quer passar, qual a qualidade e intensidade de cada som, o significado de cada palavra e frase. Este CD tem sido um prato 
cheio para mim!


Juntar todos os músicos para os ensaios foi uma dor de "quebra-cabeça" danada! Cada músico trabalha num horário, tem um que está na faculdade ainda e estuda de dia, outro trabalha no shopping, outro dá aulas e sendo assim, horários comuns começaram a valer ouro! No final das contas, conseguimos fixar uma dia da semana e assim temos ido até agora. Daqui pra frente entrarão na história os músicos convidados com participações nos sopros, piano, percussão, cordas e vozes. Acredito que Leandro Brenner terá que fazer muita mágica no final desta nesta trilha sonora, mas com paciência (que Deus nos mande mais um bom tanto!), vamos fechar esta etapa com muito sucesso e boas energias!

Bóra, que temos ainda um bom chão pela frente!

Ana Gilli

Um comentário: